Pastor Irineu Rodrigues

FÉ E PERSEVERANÇA: MARCAS DE UM HOMEM DE DEUS

A história da igreja se faz por conta daqueles que ouvem o chamado de Deus, tomam a sua cruz e O seguem, não importando as circunstâncias. Desde os primórdios da igreja cristã muitos heróis da fé têm levado a Palavra da Salvação por todos os cantos da terra. Servos que não dispõe simplesmente de seu tempo, mas que entregam suas vidas por completo à construção da biografia da igreja de Cristo.
São muitos “Pedros, Paulos, Barnabés e Tiagos” que, ao longo de suas jornadas, formam a narrativa da igreja no mundo, deixando impressas as marcas de Cristo sobre ela. Assim é a Igreja do Evangelho Quadrangular; um ministério construído sobre as marcas de uma mulher de Deus, que promove a luz de Cristo em mais de 140 nações.
No Paraná, a história desta amada Igreja começou a ser escrita no ano de 1955, através do Pr. Júlio de Oliveira Rosa. Os trabalhos que, inicialmente, começaram na cidade de Curitiba, logo se expandiram para as diversas cidades do interior. Desde então, muitos homens de fé têm dedicado suas vidas para a expansão do Reino, a exemplo do Pr. Eduardo Zdrojewski, Pr. Rogério Amorim, Pr. Agostinho Basso e do atual presidente da IEQ no Paraná, Pr. Irineu Rodrigues. Ministros fiéis que formam hoje nosso quadro de heróis da fé, com seus devidos legados de dedicação, fé e perseverança.
São atributos como esses que têm pautado a missão do Pastor Irineu Rodrigues na liderança do Conselho Estadual de Diretores do Paraná (CED). Com uma história de entrega e superação, o pastor iniciou seu ministério ainda muito jovem, ao deixar sua terra e parentela para ir à Curitiba, a fim de preparar-se no Instituto Bíblico Quadrangular. Naqueles dias, sem ter onde se hospedar, enfrentou grandes dificuldades, chegando a dormir por vários dias no banco de uma praça. No entanto, nada o deteve de cumprir o seu chamado.
Por sua fidelidade, o Senhor o guiou a pastorear uma congregação, num bairro bastante necessitado da capital, levando-o, posteriormente, para a IEQ de São José dos Pinhais e, anos depois, a 1ª IEQ de Guarapuava. Como superintendente da região alcançou destaque nacional por seu admirável trabalho na implantação de novas igrejas, o que o levou a ser nomeado como supervisor do Paraná. No ano de 1999, o Pr. Irineu Rodrigues foi eleito como o primeiro presidente da IEQ no estado, sendo então reeleito por três mandatos consecutivos.
A Palavra de Deus afirma que uma árvore se conhece por seu fruto e, nestes dezessete anos de gestão submetidos ao senhorio de Cristo, o presidente e os demais conselheiros têm apresentado um labor frutífero com notório crescimento espiritual. Ao assumir a supervisão o estado contava com 250 igrejas, 800 membros no ministério, 16 regionais e 45.000 membros. Atualmente, são 853 igrejas, 6.470 componentes no ministério, 52 regiões eclesiásticas e mais de 220.000 membros.
Todo o trabalho realizado pela igreja, bem como a administração da mesma, gerou um forte impacto na comunidade que culminou em iniciativas de cidadania, a fim de promover a edificação integral dos cidadãos paranaenses. Tal impacto tomou forma através do reconhecimento da comunidade às diversas ações beneficentes do CED-PR, que resultou na entrega do título de cidadão emérito de Curitiba e do Paraná ao Pr. Irineu pelas autoridades públicas; também na homenagem da Sociedade Nacional de Pesquisa de Opinião Pública (SENAP), como destaque dentre as lideranças religiosas do Paraná.
Fica claro que a fé e perseverança que esse homem de Deus tem mantido nestes 40 anos como Ministro do Evangelho tem sido fundamentais para que o nome do Senhor seja glorificado através de seu exemplo. Para ele, os reflexos de um ministério profícuo são o resultado da graça do Senhor, e também do apoio incondicional que recebe de sua esposa, Pra. Roseli Rodrigues e de seus três filhos: Anne Valéria, Pr. Irineu Junior e Pra. Anelise Rodrigues, que, com seus respectivos esposos e filhos, atuam em unidade no serviço ao Senhor.
A jornada não é fácil, trata-se de uma missão que exige trabalho incansável e esforço desmedido, como até mesmo “dormir no banco da praça”. Contudo, são fatos como esses que geram os resultados que hoje se podem ver: um ministério em crescimento, inabalável na Palavra da verdade!